Metas: 10 coisas para fazer em 2012

Tempo de leitura: 4 minutos

O fim do ano é a época onde explodem listas de coisas a ser fazer no novo ano que se aproxima. É o momento de reflexão, quando nós olhamos para o ano que chega ao fim e vemos o que fizemos e, principalmente, o que deixamos de fazer.

Vou estabelecer 10 metas para 2012 e espero chegar escrever um artigo no fim do próximo ano com as metas cumpridas.

Vamos às metas:

1. Beber 2 litros de água por dia

Isso é o que todos deveriam fazer. Eu sei, você sabe,  todos sabem. Porém, quase ninguém que eu conheço faz isso. Instalei um app no meu iPhone para me lembrar de cumprir a meta. O nome dele é WaterLogged. Caso alguém conheça um app melhor, pode comentar e indicar que eu testarei e colocarei a dica aqui, caso eu goste.

2. Não beber refrigerante

Entre os anos de 2003 e 2005 eu aboli o refrigerante da minha vida. Depois voltei a beber e em 2006 aboli novamente, mas voltei ao vício em 2008 e não parei mais. Refrigerantes me fazem mal, pois eu tenho gastrite e sinto o estômago ferver após um copo do líquido sagrado. O problema é exatamente este: para mim, refrigerante é um líquido sagrado, principalmente Pepsi e Coca-Cola (eu prefiro Pepsi, sim senhor!). Tomo copos, garrafas e depois sofro de dor no estômago. Não é questão de eu ter aprendido a lição, agora é força de vontade mesmo. Não deixei de gostar de refrigerante, só coloquei na mente que não preciso dele, afinal passei 4 anos sem. Dia 31/12/2011 é meu último dia de refrigerante, porque tem que ter uma despedida.

3. Seguir a rotina de treinos regurlarmente

Estou matriculado na academia há meses (muitos meses) e acho que fui lá uma cinco vezes. Além de jogar o dinheiro da mensalidade no lixo, não estou seguindo o planejamento de treino e não vejo os resultados, nem na saúde, nem no espelho. Espero iniciar a rotina de treinos de musculação e corrida e segui-la corretamente.

4. Viajar mais

Passei semanas em casa deitado na cama em 2010. E agora eu me sinto preso quando estou em casa. Voltar a trabalhar em 2011, pra mim, foi voltar à vida. Agora quero viajar mais, conhecer lugares novos. Nem que eu vá para um pousadinha em cidades do estado do RJ que eu não conheço. A regra é simples: esquecer da vida, nem que seja por dois dias do fim de semana.

5. Ler, ao menos, 6 livros

Eu tinha pensando em ler, pelo menos, 12 livros no ano, ou seja, 1 por mês, mas eu não sei como estará o meu tempo em 2012. Realmente não tenho ideia se terei tempo pra ler, afinal o primeiro semestre será dedicado à minha monografia. Regra da meta: livro lido para fins didáticos (faculdade, monografia, trabalho) não contam. O primeiro livro da lista eu já escolhi: “A Metamorfose” de Franz Kafka. Por quê? Simples. Eu já tentei ler esse livro umas três vezes e sempre parava no meio. Darei mais uma chance ao Kafka.

6. Aprender mais uma língua

Na verdade, eu gostaria muito de aprender espanhol, italiano e alemão, mas o problema – de novo – é o tempo. Além disso, o dinheiro, porque aprender essas línguas de forma autodidata é bem complicado. Logo, pra resolver o problema, vou aprender pelo menos uma. Quando falo aprender, quero dizer iniciar os estudos. A língua escolhida foi o italiano e já na próxima semana vou me matricular no curso de italiano do CLAC/UFRJ.

7. Praticar um esporte novo

Este, eu acho, que será o item mais difícil da lista. Quero muito voltar a praticar Karate, que eu abandonei aos 8 anos de idade, e também gostaria muito de aprender a jogar tênis. Qual dos dois eu vou escolher? Só o tempo dirá, pois esta meta é para o segundo semestre.

8. Aprender fotografia

Eu gosto bastante de fotografia e comprei uma Panasonic Lumix FZ40 (superzoom), mas nunca utilizei ela de forma adequada. No ano de 2012 pretendo aprender usar a minha câmera de forma adequada e também aprender as técnicas de fotografia. Vou tentar aprender de forma autodidata.

9. Cuidar da mente

De nada adianta cuidar do corpo com treinos rígidos e alimentação adequada se a mente não estiver condizente com a parte física. Já dizia o provérbio latino “Anima Sana In Corpore Sano” (alma sã em corpo são).

10. Correr a São Silvestre de 2012

Ok. Eu tenho exatamente 1 ano para me preparar. Não vou disputar os primeiros lugares, minha intenção é completar a prova e completar correndo. Possível é, mas vai exigir muito esforço e dedicação. Esta meta é dependente da meta 3 (seguir a rotina de treinos religiosamente) e culminará na meta 4 (viajar mais), pois passarei o revéillon em São Paulo.

Vejo vocês em 2012!

Gostou?
  • Raiae

    Acho que temos muito em comum.. To buscando seguir algumas dessas metas esse ano também, começando pela água e refrigerante, mas é difiiiiicil!
    Mas temos que pensar que é sempre pro nosso bem! E que bom que o diagnóstico foi feito! Eu continuo sem o meu, mas a vida continua não é??? Bjs.

  • Anna Luiza

    Pois é, acho importante pras pessoas que enfrentam esse tipo de problema fazer o máximo pra conseguir viver bem sua vida, e essas metas são boas maneiras de alcançar isso!