Pentasa ® Sachê (Mesalazina)

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Pentasa Sache Mesalazina

A Mesalazina é um dos remédios mais utilizados pelos portadores de Doença de Crohn e Colite Ulcerativa. No entanto, um problema muito comum entre os que fazem uso do remédio é que em muitas vezes os comprimido sai praticamente inteiro nas fezes, o que indica uma má absorção do medicamento. Literalmente, estamos jogando no lixo um comprimido de um remédio que é bastante caro.

Uma boa notícia para os que possuem esse tipo de problema é que o laboratório Ferring Pharmaceutics lançou há algum tempo o Pentasa® Sachê. Nada mais é do que mesalazina (Pentasa é o nome comercial) em um sachê com microgrânulos que são mais facilmente absorvidos.

O remédio não é exatamente um lançamento recente, pois já foi anunciado em 2010 no blog CROHNistas. Porém, percebi com algumas conversas que muitas pessoas ainda não conhecem esse medicamento.

Infelizmente, o Pentasa é um remédio caro e eu não consegui achar para vender o Pentasa® Sachê. O jeito é entrar em contato com o laboratório Ferring Pharmaceutics pelo telefone 0800-772-4656.

De acordo com a bula do medicamento, ele funciona da seguinte forma:

[quote style=”boxed”]Pentasa® tem como ingrediente ativo a mesalazina que atua na parede intestinal do aparelho digestivo como um antiinflamatório local. A atividade terapêutica da mesalazina depende do contato local da mesalazina com a área inflamada da mucosa intestinal. A mesalazina é continuamente liberada na forma oral a partir do grânulo de liberação prolongada (Pentasa® Sachê) no trato gastrintestinal em quaisquer condições de pH intestinais. Os grânulos entram no duodeno dentro do período de uma hora após a administração, independentemente da administração de alimentos. O tempo médio do trânsito intestinal em voluntários saudáveis é de aproximadamente 3 a 4 horas. O tempo para ocorrer o efeito é individual, uma vez que, o movimento peristáltico intestinal varia de indivíduo para indivíduo. Além disso, o tempo para ocorrer o efeito será dependente da localização da doença. Quanto mais proximal a localização da doença, mais rápido o efeito e vice-versa. Portanto, o efeito pode ser esperado no período entre 2 e 5 horas.[/quote]

Gostou?
  • glecia

    Muito bom saber sobre o Pentasa sachê. Parabéns pelas postagens.

    • Juliana Cortez

      A mesalazina da marca Pentasa comprimido nada mais é que os grânulos de liberação prolongada na base do comprimido. O comprimido funciona da mesma forma que o sache. Existem mesalazinas de outras marcas no mercado, mas somente a Pentasa produz a dosagem de 500 mg. Uma caixa com 50 comprimidos custa entre R$ 200,00 e R$ 250,00, mas tem sempre que pedir por encomenda nas farmácias caso precisar (eles nunca tem em estoque). A mesalazina da Pentasa funciona muito bem e no meu caso e de outros pacientes que o meu medico relatou não houve casos de liberação do comprimido nas fezes sem absorção. O problema esta com outras mesalazinas disponíveis no mercado, principalmente a mesalazina produzida pela EMS (que custa metade do preço) e essa sim é liberada totalmente nas fezes sem absorção. Esse foi o meu caso e de alguns outros pacientes que eram atendidos pelo meu medico. A mesalazina da Pentasa é distribuída pelas secretarias de saúde (pelo menos no PR e em SP), mas eles só darão ao paciente a mesalazina dessa marca caso a dosagem for múltipla de 500 mg (é a unica no mercado com essa dosagem). Aconselho por experiencia própria só tomar mesalazina da Pentasa.

  • Não percam tempo com Mesalazina! Tomei por 6 anos e de nada adiantou. A maioria dos médicos não utiliza mais ele para DC. Tentem azatioprina, metotrexato e imunobiológicos (Humira, etc.).

    • A eficácia da mesalazina depende de diversos fatores como a severidade da doença (leve, moderada, severa) e a região do trato gastrointestinal afetada. Dependendo do caso, pode ser muito eficaz e por isso ainda é usada.

  • Domingos Freire

    Olá, estou passando por isso, estou tomando mesalazina 800mg e meu organismo não esta dissolvendo o comprimido, passei a cortar o comprimido ao meio mas mesmo assim não obtive exito,e para completar comprei 3 caixas super caro =( .. Tenho consulta marcada ha daqui 15 dias saberia me informar se seria melhor eu parar de tomar ate eu falar com meu medico?

    • Thiago Jose Streck Del Grande

      Não deixe de tomar o remédio antes de consultar o seu médico, ok? Abraços

      • Domingos Freire

        Ok, muito obrigado..

  • Kleber Vinicius Petenati

    Tambem estou tomando mesalazina de 800 mg da ems… nao tenho outra alternativa pois pego no SUS… acredito que o fato de o organismo nao absorver o comprimido é a mesma coisa que nao toma-lo… gostaria de entender porque isso esta ocorrendo depois de um tempo… parei há uma semana de tomar predsin por causa dos efeitos colaterais e agora sai da remissao…estou esperando meu retorno pra ver se posso trocar pra sulfassalazina…

    • Domingos Freire

      Olá Kleber, você chegou a trocar o medicamento? oque seu medico disse a respeito? Abraços..

  • Marta M. Schwarz

    Minha mãe tem diverticulose, o médico receitou Pentasa em sachês, super caro, 460,00 a caixa pra 28 dias. Tem como o SUS dar este remédio???? Quem souber o caminho me avise, obrigada.

    • Domingos Freire

      Oi Marta, não sei dizer se tem, mas você deveria procurar uma farmácia de alto custo da sua cidade e se informar, espero ter ajudado, abraços

    • RonaldoS.C.Barros

      Manipulado sai barato paguei 80 reais”!”

      • Ana

        Qual foi o remédio q vc consegui manipular? Mesalasina ?
        E passe o contato da farmácia, aqui no Rio não encontrei nenhuma q faça.

    • Laudicéa Dantas

      Oi Marta! Tudo bem? Comigo foi assim. Quando apareceu a retocolite em mim, fui primeiro ao um medico particular, depois que o medico particular atestou a doença expediu uma guia para um hospital publico para que eu pudesse marcar uma consulta com uma Gastro ou um Gastro. Isso feito fui à consulta ela fez bastantes perguntas e passou a LME e a receita são documentos para serem cadastrados em uma farmácia do estado para dai começar a pegar os medicamentos. Ajudei em alguma coisa? Caso você tenha mais alguma duvida a respeito do mesmo assunto, por favor, pode me passar uma mensagem em meu e-mail que e-mail dlaudicea10@gmail.com Um abraço.

      • Laudicéa Dantas

        Marta o SUS não fornece os SACHÊS

      • Laudicéa Dantas

        Marta o SUS não fornece os SACHÊS

    • Laudicéa Dantas

      Oi Marta! Tudo bem? Comigo foi assim. Quando apareceu a retocolite em mim, fui primeiro ao um medico particular, depois que o medico particular atestou a doença expediu uma guia para um hospital publico para que eu pudesse marcar uma consulta com uma Gastro ou um Gastro. Isso feito fui à consulta ela fez bastantes perguntas e passou a LME e a receita são documentos para serem cadastrados em uma farmácia do estado para dai começar a pegar os medicamentos. Ajudei em alguma coisa? Caso você tenha mais alguma duvida a respeito do mesmo assunto, por favor, pode me passar uma mensagem em meu e-mail que e-mail dlaudicea10@gmail.com Um abraço.

  • disqus_ExGZNrmRtJ

    Tenho uma caixa para vender (valor mais baixo), Pensatasa sache 2g Ferring. Quem tiver interesse entrar em contato pelo rrrodas at gmail(com)

  • karina

    Boa noite

    Estou precisando tomar mesalazina porém e muito caro.
    Alguém tem esse remedio para vender mais barato ??
    caso alguém tenha por favor me encaminha um e-mail para karina_s_lopes@hotmail.com

    • Thiago Jose Streck Del Grande

      Karina, já verificou com seu médico a possibilidade de conseguir gratuitamente pelo SUS?

  • Marinice de J. Casali Ceber

    Ola! Meu filho esta tomando mesalazina 800mg e percebi que o medicamento não era absorvido o medico orientou a estar cortando assim foi feito e o mesmo acorreu, alguém sabe me falar o pq?? ja troquei de laboratório estou preocupada ! Retorno no gastro dia 30/10/2015.

    • Domingos Freire

      Olá Marinice, sei como deve estar se sentindo, não sou médico mas vou te dar algumas dicas, isso do medicamento sair inteiro na evacuação é assustador porém segundos os médicos que eu já passei disseram que essa mesalazina de 800mg não é um produto muito bom, (componente da fórmula) devido a esse medicamento ser muito caro o fabricante tenta baratear a fórmula usando compostos inferior, oque gera esse problema na absorção. E outra coisa tbm na própria bula diz para não partir o comprimido então cuidado..
      Bem o que um gastro me passou para substituir essa de 800mg foi a mesalazina de 500mg sendo de outra marca concedido tbm pelo sus, aí sim não notei mais os comprimido saindo. Porém meu problema persistia, mais uma vez troquei de gastro, para ouvir nova opinião até que eu mesmo junto com esse novo gastro chegamos a uma conclusão que meu problema não era colite e sim síndrome do intestino irritável, tem quase os mesmo sintomas só que o tratamento é bem diferente. Se as fezes do seu filho não estiverem apresentando sangue da uma pesquisada sobre a síndrome do intestino irritável. Bem espero que minha longa explicação rsrs tenha te ajudado em alguma coisa, qualquer outra dúvida sobre oque postei pode comentar que assim que possível eu respondi. Abraço

  • Giseli Matos

    Boa noite, me chamo Giseli e gostaria da ajuda de vcs, meu sogro tem a retocolite tbm, faz tres anos que descobriu a doença, de um ano para cá ele vem sentindo muita dor, nos nervos, “juntas” hehehe, que as vezes atrapalha até ele trabalhar, gostaria de obter alguma informação, de remedio, se isso pode ser da doença?

  • Jubiele Gonçalves

    Eu tenho uma caixa de pentasa sachê 2 g para doar vence esse mês de março 2017