Princípio ativo natural é eficaz no tratamento de colite

Tempo de leitura: 1 minuto

O euphol é eficaz no tratamento da colite.Pesquisadores de um laboratório privado – o Kyolab* (Campinas, SP) – realizaram estudos que apontam a ação anti-inflamatória do princípio ativo da planta aveloz – o euphol – no tratamento da colite ulcerativa. A pesquisa, a princípio, realizou o teste em ratos, mas os resultados são animadores e poderão revolucionar o tratamento em humanos.

Objetivando analisar os efeitos da substância euphol em cólons afetados pela colite ulcerativa, o estudo induziu a colite em ratos, utilizando sulfato de sódio dextrano (DSS) ou 2,4,6-trinitrobenzeno sulfónico (TNBS). Ao final dos testes – ELISA, RT-PCR e citometria de fluxo -, observou-se que a administração oral preventiva e terapêutica da substância euphol debilitou a colite.

Em conjunto, os resultados demonstraram de forma clara que o euphol, foi eficaz na redução da gravidade da colite em dois modelos da doença quimicamente induzida em ratos. Assim, esse composto de origem vegetal pode ser uma molécula potencial na gestão das doenças inflamatórias intestinais.

É muito bom saber que a iniciativa privada mantém pesquisas relacionadas às doenças inflamatórias intestinais. Acredito que muito em breve teremos notícias muito animadoras sobre medicamentos realmente eficazes ou – quem sabe? – a cura.

*A Kyolab é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento de produtos farmacêuticos e cosméticos, com expertise em fitomedicamentos. Possui nove anos de atuação no mercado.

Gostou?